Rua Nicolau Monteiro 137, Sala 101 - Vargem Alta - ES
+55 (28) 3528-1840
contato@eximea.com.br

Exímea, Produtividade e Segurança em Forma de Máquina

Projeto Especial
Cadeira de Rodas Modelo Supera

Pergunte sobre o Projeto

Resumo

A Cadeira de Rodas Motorizada Supera foi desenvolvida especialmente para qualquer ambiente, públicos ou residenciais, sem necessidade de adaptações específicas, especialmente para pessoas com deficiência. Trabalha com 2 diferenciais mecânicos que atuam simultaneamente, e sem qualquer interferência humana. Torna-se uma opção de menor custo para usuários de cadeiras de rodas que transpõem obstáculos, tendo concorrência nas fabricantes dessas cadeiras que possuem muita automação eletrônica.

Descrição

A Cadeira de Rodas Modelo Supera é uma cadeira que transpõe obstáculos diversos através da inteligência mecânica.
Capacidade de carga 130kg
O produto inova ao sincronizar suas rodas de transposição via mecanismos mecânicos baseados no diferencial automotivo. Com isso, a cadeira automaticamente decide a utilização do giro das rodas motrizes de transposição ou de avanço.
Caracteriza-se por uma cadeira servida de uma transmissão mecânica que direciona o fluxo de energia para as rodas triplas, decidindo quando há a necessidade de transposição de obstáculos de forma automática. Adiciona-se a isso um controle eletrônico de um propulsor elétrico.
Diferencia-se dos modelos atualmente no mercado por possuir menos automação eletrônica e mais autom. mecânica, tornando-a assim mais acessível que os modelos existentes, sendo este o principal característica do projeto, pois ele consegue através do princípio de funcionamento autônomo da transmissão diferencial automotiva atuar precisamente nas ações e posicionamento da cadeira com relação aos obstáculos a serem vencidos.
Os cadeirantes se beneficiam por transpor obstáculos, subir/descer escadas ou rampas com o mínimo de comandos, dando maior liberdade de locomoção a ele, além do proporcional menor custo de aquisição.
Há possibilidade de controle da cadeira através de controle remoto por terceiros, para o caso de cadeirantes com paralisia cerebral, ou ainda facilitar acesso a espaços reduzidos, humanamente difíceis como escadas de embarque.

Estágio

Protótipo conceitual

Justificativa:

O produto foi desenhado em 3D no Autodesk Inventor, tendo protótipo CAD.

https://www.youtube.com/watch?v=pbGFlbQa89k