Rua Nicolau Monteiro 137, Sala 101 - Vargem Alta - ES
+55 (28) 3528-1840
contato@eximea.com.br

Exímea, Produtividade e Segurança em Forma de Máquina

Projeto Especial
Equipamento para Têmpera de Ponteiros de Marteletes

Pergunte sobre o Projeto

Resumo

EQUIPAMENTO DE INDUÇÃO TÉRMICA 10KWS

 APLICAÇÃO: TRATAMENTO TÉRMICO DE PONTEIRO EM AÇO, FORMATO SEXTAVAD0 DE 7/8’’ A 1 1/4"

Equipamento Exímea modelo EX-3HF com aplicação para tratamento térmico de ponteiros com automatização da movimentação vertical do ponteiro e da temporização do processo de tempera.

Após a fixação manual dos ponteiros no equipamento, o mesmo já estará na posição para ser aquecido por um tempo determinado por bobina indutora, e logo após aquecido é levado de forma automática e segura ate o tanque de resfriamento localizado logo abaixo da bobina, através de sistema pneumático com acionamento por meio de PLC que permite as diferentes configurações de tempos e quantidades de mergulho/banho da peça no processo de tempera.

 

Automatização do sistema operacional do reservatório para tempera

 

O sistema é equipado com resistência elétrica, controlado por termostato eletrônico com mostrador digital da temperatura para aquecimento do liquido refrigerante, mantendo-o dentro de uma faixa de temperatura mínima e máxima ideais para temperas. Dotado também de alarme audiovisual de limite de temperatura com desligamento automático da bobina de aquecimento.

O processo de refrigeração do óleo, devido ao acumulo de temperatura do mesmo em decorrência da constante absorção do calor do ponteiro, é efetuado através da circulação forçada por uma bomba hidráulica, sendo o sistema equipado também com um radiador especifico com ventoinha anexa, que é acionada e controlada também pelo mesmo termostato eletrônico.

 

Faixa de temperatura de aquecimento de 0º a 1200º

Comprimento de aquecimento do ponteiro de 60mm a 80mm.

Comprimento do ponteiro 350mm a 1000mm

Espessura do ponteiro 7/8 a 1.1/4”

Têmpera de até 30 ponteiros/hora




Após o processo de tempera com óleo, o ponteiro é  levado manualmente (neste momento faz-se necessário uso de Epi’s especiais para manuseio dos ponteiros), para um forno especial para revenimento de ate 10 ponteiros simultaneamente, o qual é equipado com resistência elétrica, controlada por sistema eletroeletrônico que permite o controle da temperatura interna e o tempo de duração do aquecimento.

O tempo de Revenimento deverá obedecer aos procedimentos indicados para cada tipo de material, seguindo as indicações de tempo x temperatura ideais segundo instruções na literatura de tratamentos térmicos.

 
DESCRITIVO TÉCNICO DO EQUIPAMENTO 

Modelo EX-3HF é um equipamento de Indução com CLP para tempera de ponteiros controlado automaticamente com forno para revenimento integrado.

 Itens que fazem parte do equipamento:

  • Equipamento de indução térmica
  • Sistema de movimentação do ponteiro integrado
  • Sensor de nível do óleo do reservatório
  • Termostato para garantia de faixa ideal das temperaturas de trabalho
  • Controle do tempo e temperatura do aquecimento do ponteiro
  • Controle da quantidade e tempo dos banhos
  • Sistema automático de refrigeração do óleo com reservatório de cap. 20 lt
  • Forno elétrico para revenimento
  • 3 unidades de bobina de indução

 

  • Dados gerais:

 

  • Manual de operação e manutenção (copia física e PDF)
  • Startup assistido do equipamento na planta do cliente, onde nosso técnico ficara disponível por ate 2 dias (caso haja necessidade) para realizar treinamento operacional e manutenção preventiva para os operadores
  • Equipamento obedece normas NR10 e NR12.

https://www.youtube.com/watch?v=M9B7wSLJCPs