Rua Nicolau Monteiro 137, Sala 101 - Vargem Alta - ES
+55 (28) 3528-1840
contato@eximea.com.br

Exímea, Produtividade e Segurança em Forma de Máquina

Projeto Especial
Placa Solar Aquecedora de Água - Baixo Custo

Pergunte sobre o Projeto

Estágio

Protótipo testado.

Oportunidade

Há a necessidade de economia de energia elétrica a fins de preservação dos níveis de água das represas e redução da produção dos gases estufa pelas termoelétricas. O alto custo de instalação dos atuais aquecedores solares inviabilizam as classes C e D adquiram o produto. Além disso, há uma baixa eficiência nos modelos atuais devido a limitação físico/mecânica do processo de transferência de energia.
Clientes: mercado da construção civil, lojas especializadas, toda instituição ou pessoa que utiliza ou precisará utilizar-se de água aquecida.
Equipamento testado com resultados superiores quando comparado com placas do maior fabricante do Brasil. Excelente relação custo/benefício, potencialmente industrializável.

Solução Proposta

Trata-se de uma placa do tipo alveolar, obtida por injeção e já existente no mercado para outros fins, que utiliza o principio de distribuição uniforme da água em seu interior, formando uma lâmina d'água quando todos os seus tubos alveolares forem inundados através de coletores transversais de entrada e saída instalados em seus extremos.
As placas são construídas em materiais do tipo polietileno, mas tbm podem ser em qualquer outro material não reagente e não contaminante dentro da família dos plásticos injetáveis.
Para a não deterioração da placa pelos raios solares, é aplicado sobre a superfície uma fina lâmina de alumínio enegrecido, que a protege e funciona como um excelente captador e condutor de calor, favorecendo sua transferência diretamente para a água, sem elemento intermediário, minimizando as perdas termo-mecânicas.
Foram realizados testes práticos em campo, comparando com a melhor placa da época e em todos eles os resultados foram superiores, chegando a 50% a mais.

Diferencial Inovativo

O diferencial é o principio de construção alveolar da placa, que permite formar uma lâmina regular de água, tornando possível a obtenção de uma maior área inundada exposta ao sol, que por sua vez favorece a rápida e eficiente troca de calor entre a mesma e a água em seu interior.
Para resolvermos o problema da deterioração do material plástico da placa pelo sol, foi aplicada uma fina lâmina de alumínio enegrecido sobre a mesma, que funciona tanto como um excelente captador da energia solar e transmissor de calor.
Para potencializarmos a capacidade de absorção e troca de calor, todo o conjunto da placa foi instalado dentro de uma caixa metálica resistente a intempéries e revestida internamente por isolante térmico, sendo então fechada na sua parte superior por uma placa de vidro, isolando o interior da mesma do meio externo, aumentando substancialmente a eficiência de todo o conjunto térmico.
O formato simples e prático com poucos elementos, dão grande potencial de sucesso ao produto.

https://www.youtube.com/watch?v=fMgKQiTIV08