Protótipo conceitual.
Tenistas profissionais não conseguem treinar em alto nível sempre que quiserem, pois dependem da disponibilidade de oponentes capazes. Além disso, não é possível treinar com adversários de vários tipos para níveis de treinamento, que tenham o mesmo estilo e capacidade de jogadores consagrados.
Existe então a oportunidade de criação de dispositivo capaz de simular um jogador de tênis em quadra.
Enquadra-se no setor da prática profissional do esporte tênis de quadra. Tem como potenciais clientes academias, treinadores e jogadores profissionais de tênis. Tem como concorrentes dispositivos automáticos de arremesso de bolas.
O projeto pode ser instalado em quaisquer tipos de quadra de tênis.
Trata-se de um robô treinador do esporte tênis de quadra que mapeia o campo e arremessa as bolas de formas variadas simulando um jogador profissional. A movimentação do robô em quadra é em função da trajetória da bola lançada pelo oponente.
A demanda de treinamento de tenistas profissionais e altas verbas que financiam os torneios viabilizam a realização do projeto, até a nível internacional.
O Professional Tennis Trainer se diferencia por simular um jogador de tênis, podendo ser configurado nas mesmas características e condições reais humanas e em velocidades de até 250 km/h. Podem ser aplicados atributos específicos de algum jogador profissional em sua programação.
Além de mecânica e automação próprias, o Professional Tennis Trainer conta com programação personalizada e leitura das posições tanto do oponente quanto das bolas lançadas em campo.