Rua Nicolau Monteiro 137, Sala 101 - Vargem Alta - ES
+55 (28) 3528-1840
contato@eximea.com.br

Exímea, Produtividade e Segurança em Forma de Máquina

Projeto Especial
Workcenter Para Rochas Ornamentais

Pergunte sobre o Projeto

Resumo

O Workcenter para conformação e acabamento em peças de mármores e granitos é um equipamento multifuncional semiautomático para vários tipos de acabamento em granitos e mármores através do processo de cópias pantográficas. É uma solução intermediária entre máquinas CNC e o acabamento totalmente manual. Tem como clientes potenciais as empresas de acabamento de granitos e mármores e possui potenciais concorrentes nas máquinas CNC acima mencionadas. Necessita de otimização do produto para o mercado.

Descrição

O Workcenter para conformação e acabamento em peças de mármores e granitos é um equipamento multifuncional semiautomático para vários tipos de acabamento em granitos e mármores através do processo de cópias pantográficas.
Pode ser utilizado, eventualmente, também para produtos em madeira e vidro.
Inova na fidelidade dos formatos dos produtos, característica da máquina CNC, com um custo intermediário entre essa última e processos de acabamento totalmente maior. A vantagem disso é uma solução intermediária entre duas soluções radicais (CNC automática ou processo manual), com maior produção e menor custo. Além disso, são necessários menos funcionários para as tarefas.
Tem como característica principal a agregação de várias ferramentas de acabamento em rochas, mármores e granitos num só lugar, num processo semiautomático, tornando o processo mais rápido e direto, mas sem os custos exorbitantes de uma máquina CNC.
Não há no mercado soluções parecidas, exceto as mais complexas.
Os benefícios são o aumento da produção e a competitividade no mercado na aquisição de uma máquina de custo menor.
Adequando-se as ferramentas podem também ser trabalhadas no Workcenter peças em Madeiras e/ou Vidros.

Estágio

Protótipo testado

Justificativa:

O produto foi fabricado e testado na prática, tendo vídeos da operação. Todavia, se fazem necessários investimentos a fim de atualização de tecnologia e potencial de produção.

Estratégia

Vamos partir de um equipamento existente porem não autotomizado, já construído anteriormente por um dos parceiros deste projeto, cujo objetivo será a sua atualização tecnológica afim de potencialização da capacidade de produção e abrangência dos modelos e formatos finais.
O produto necessita de estudos de custo das partes e da fabricação.
Os recursos necessários serão:
- Tempo de projeto CAD profissional para diminuição de peso, escolha de materiais, e transmissão eficiente de potência, além dos desenhos das peças e das montagens.
- Usinagem e montagem mecânica profissionais.
- Projeto elétrico de potência.
A estratégia de produção consiste em vários processos mecânicos: usinagem de eixos e peças sob medida; fundição de peças em alumínio e poliamida; montagem com elementos de máquinas disponíveis no mercado; integração com elementos elétricos disponíveis também em mercado.

Descrição Tecnológica

Basicamente são utilizadas tecnologias mecânicas de fabricação e de montagem do produto, com a utilização de elementos de máquinas comuns (engrenagens, correntes, rolamentos, parafusos), fundição plástica e metálica e usinagem.
Há vídeos da máquina em funcionamento, divulgadas na plataforma do Centelha e no Youtube.
Não há registro de patentes até o momento.

https://www.youtube.com/watch?v=625wV09k-d4